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Instruções para gerenciar seu blog

1.       Ao ingressar no gerenciador do blog WordPress, você vê o Dashboard. Dá uma olhada geral para ver o que tem aí. Verá que há links para as atividades mais frequentes. Porém todas elas podem ser acionadas a partir do menú existente à esquerda.

2.       As coisas mais importantes e urgentes a fazer:

·         Editar/atualizar as tres páginas existentes

·         Escrever pelo menos um post introdutório

3.       Sugiro não mexer nas configurações por enquanto. Sempre que quiser alguma alteração, você me diz e faço para você. Aos poucos você pode aprender como fazê-lo. Não tem mistério.

4.       PARA EDITAR/ESCREVER PÁGINAS/POSTS E VER O RESULTADO

·         O que eu prefiro fazer é abrir o administrador do blog em um browser (Ex: Google Chrome) e abrir a página normal (como aparece para o usuario) em outro browser (Ex: Mozilla Firefox).

·         Realizo as alterações no administrador (não esquecer de gravar/publicar) e vejo o resultado no outro browser (não esquecer de dar um refresh na página).

5.       PÁGINAS

·         São estáticas e contêm informações

·         Ver o ítem “Pages” no menú. Tem duas opções: All Pages e Add Pages. Creio que não é o caso de acrescentar nenhuma por enquanto. MAS AS EXISTENTES PRECISAM SER EDITADAS.

·         Para editar: Click “All Pages”. Veja qual page quer editar, coloque o mouse sobre o nome da mesma, aparece abaixo um menú, clique Edit è vai abrir um editor è na parte superior tem um botão “Edit with Elementor”. Sugiro não usar este logo de inicio mas usar o normal do WordPress. Posteriormente, logo, pasar a usar esse editor Elementor – clicar e abrir – porque tem mais opções e facilidades.

6.       POST

·         Ver ítem “Posts” do menú à esquerda

·         Posts devem ter Categories e Tags.

·         Categories – https://www.wpbeginner.com/glossary/category/

·         Tags – https://www.wpbeginner.com/glossary/tag/

·         Categories x Tags – https://www.wpbeginner.com/beginners-guide/categories-vs-tags-seo-best-practices-which-one-is-better/

·         Coloquei algumas categorías e tags só para exemplificar. Você pode deletar/editar/acrescentar. Basta clicar em All Posts / Categories e All Posts / Tags. Abrem-se as páginas correspondentes que permitem essa edição.

·         Não deve haver categorías e posts com o mesmo nome.

·         Cada post deve ter uma só categoría e pode ter várias tags.

7.       ADMINISTRAR OS POSTS

·         Clicar All Posts – abre-se a página com a lista de posts.

·         Passar o mouse sobre o nome de post seleccionado, abre-se um menú abaixo. Seleccionar o ítem desejado. É bom você ver a diferença entre Edit e Quick Edit.

8.       NOVO POST

·         All Posts è clicar no botão Add New è abre-se o editor è sugiro usar inicialmente o editor normal do WordPress. Depois, logo, pasar a usar o Elementor, que tem muito mais opções e flexibilidad.

9.       COMMENTS

·         Item Comments do menú è abre página Comments com a lista de Comments.

·         Cada Comment deve ser aprovado por voce. Só assim ele aparece no site.

·         Passando o mouse sobre um comment, abre-se o já conhecido menú logo abaixo.

·         Encontra-se instalado um plug-in chamado Akismet. Ele se encarrega de bloquear os spams.

10.   PARA CONHECER UM POUCO MAIS (RECOMENDÁVEL)

·         https://rockcontent.com/blog/blog-de-sucesso/

·         https://www.hostgator.com.br/blog/manual-do-blog/

·         https://blog.hotmart.com/pt-br/como-criar-um-blog/